(Des)envolvimento Sustentável

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1º Encontro: Capacitação de professores e alunos

O primeiro encontro foi marcado pelos sentimentos de descoberta e desafio.
No primeiro encontro podemos entender melhor a proposta apresentada aos professores e alunos pelos palestrantes que, em conjunto com as dinâmicas, despertaram para os temas conforme a atividade foi se desenvolvendo.
Com a intenção de motivação e conscientização, a proposta de capacitar os multiplicadores de conhecimento (Professores e Alunos) chamou a atenção em diversos pontos. As temáticas das palestras foram atuais e instigadoras e, principalmente, inteligentes no momento onde a palestrante buscou apontar a origem do problema ambiental atual elaborando uma cronologia dos eventos que refletiram ao longo do tempo na sociedade e no meio ambiente.
Sempre quando paramos e refletimos nosso passado podemos verificar nossos erros e planejar as melhorias e novas formas de conduta e é com essa idéia que o blog (Des)envolvimento Sustentável vem abordar temas ambientais atuais em nível global, nacional e principalmente regional, nossa cidade, nosso bairro.
Para isso dispomos de várias ferramentas como o BLOG e outros meios de comunicação assim como os teóricos, sendo um deles a ecologia e dentro dela a (re)educação ambiental. Para isso deixemos clara a definição de ecologia utilizando a que mais nos satisfaz:
“A ecologia é mais do que uma técnica de gerenciamento de recursos escassos da Terra. É uma arte nova e um novo padrão de relacionamento com a natureza, fazendo com que entendamos a forma suficiente as nossas demandas, sem sacrificar o nosso sistema-Terra, em consideração, também, às gerações futuras” (BOFF, 2004, p.11).

Corroborando com Leonardo Boff, já é hora de estabelecermos novos padrões com o meio ambiente, aceitar a exigências dele, cuidar de nosso ethos, perceber nossas limitações e não impor elas a natureza, envolver e não (des)envolver o meio ambiente de nós.
Sem mais prolongamentos, desejamos a todos os blogs participantes uma boa sorte nesta empreitada e que todos nós possamos aprender em conjunto e transcender nosso pensamento (essa é a idéia principal do projeto) e para finalizar, uma frase de um “Filósofo do Coração” para reflexão:
"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste." (Antoine de Saint-Exupéry)
                                                               
Equipe do Blog (Des)envolvimento Sustentável 

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Ficou muito legal o Blog!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola
    Parabéns pra todo mundo ai
    Fico muitu bom
    espero novidades =P

    ResponderExcluir
  3. Ótimo lugar pra dividir opiniões, buscar soluções e praticar ações.Aprender sobre o meio em que vivemos é sempre bom, contribuir para melhorar esse meio é o que buscamos.

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Parabéns pela inciativa e participação num evento tão grandioso e importante para toda a humanidade que é o meio ambiente!
    também tenho um blog que aborda vários assuntos e os relacionados ao tema, sua visita será bem-vinda!
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ótima inciativa da Embraco.
    Além de fazer com que aja envolvimento dos alunos, também leva ao conhecimento de como está nosso sistema sustentável, precisamos nos conscientizar da erança que estamos deixando para as nossa futuras gerações... Não podemos ficar alienados, de braços cruzados!! Vamos a luta.
    Professor Gilberto ( Tufi Dippe)

    ResponderExcluir
  6. oi
    sugestão:
    o blog abaixo é de um defensor ferrenho da natureza, é de floripa, dá uma olhadinha pra conhecer ok
    http://antesqueanaturezamorra.blogspot.com/
    abraços!

    ResponderExcluir