(Des)envolvimento Sustentável

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1º Encontro: Capacitação de professores e alunos

O primeiro encontro foi marcado pelos sentimentos de descoberta e desafio.
No primeiro encontro podemos entender melhor a proposta apresentada aos professores e alunos pelos palestrantes que, em conjunto com as dinâmicas, despertaram para os temas conforme a atividade foi se desenvolvendo.
Com a intenção de motivação e conscientização, a proposta de capacitar os multiplicadores de conhecimento (Professores e Alunos) chamou a atenção em diversos pontos. As temáticas das palestras foram atuais e instigadoras e, principalmente, inteligentes no momento onde a palestrante buscou apontar a origem do problema ambiental atual elaborando uma cronologia dos eventos que refletiram ao longo do tempo na sociedade e no meio ambiente.
Sempre quando paramos e refletimos nosso passado podemos verificar nossos erros e planejar as melhorias e novas formas de conduta e é com essa idéia que o blog (Des)envolvimento Sustentável vem abordar temas ambientais atuais em nível global, nacional e principalmente regional, nossa cidade, nosso bairro.
Para isso dispomos de várias ferramentas como o BLOG e outros meios de comunicação assim como os teóricos, sendo um deles a ecologia e dentro dela a (re)educação ambiental. Para isso deixemos clara a definição de ecologia utilizando a que mais nos satisfaz:
“A ecologia é mais do que uma técnica de gerenciamento de recursos escassos da Terra. É uma arte nova e um novo padrão de relacionamento com a natureza, fazendo com que entendamos a forma suficiente as nossas demandas, sem sacrificar o nosso sistema-Terra, em consideração, também, às gerações futuras” (BOFF, 2004, p.11).

Corroborando com Leonardo Boff, já é hora de estabelecermos novos padrões com o meio ambiente, aceitar a exigências dele, cuidar de nosso ethos, perceber nossas limitações e não impor elas a natureza, envolver e não (des)envolver o meio ambiente de nós.
Sem mais prolongamentos, desejamos a todos os blogs participantes uma boa sorte nesta empreitada e que todos nós possamos aprender em conjunto e transcender nosso pensamento (essa é a idéia principal do projeto) e para finalizar, uma frase de um “Filósofo do Coração” para reflexão:
"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste." (Antoine de Saint-Exupéry)
                                                               
Equipe do Blog (Des)envolvimento Sustentável